Razão Social da empresa: o que é, propósito e como funciona em prática
Assim como toda pessoa física tem seu nome próprio, o mesmo se aplica a empresas ou pessoas jurídicas. A Razão Social funciona como a denominação que distingue uma empresa de outra.
Embora confundida com nome fantasia, a razão social tem diferentes funções e obrigações para a fundação e desenvolvimento de uma empresa.
O que é Razão Social?
De maneira simples, é um termo técnico que está vinculado ao processo de abrir um CNPJ, sendo o nome oficial da empresa. Essa é a denominação dada à empresa em seus registros oficiais, consolidando sua existência perante órgãos governamentais, instituições financeiras e parceiros de negócios.
A razão social é atribuída a empresa no momento de sua constituição, constando em documentos como contrato social, registro na Junta Comercial e CNPJ, funcionando como a identidade legal da organização.
Para que serve a Razão Social?
A razão social vai além de um mero nome para empresa. Ela serve como identificação jurídica, sendo a assinatura legal da empresa garantindo que contratos, transações e obrigações fiscais estejam formalmente registrados.
Um registro claro e bem definido transmite seriedade aos olhos dos clientes, fornecedores e instituições financeiras, facilitando negociações e parceiras. Além disso, é obrigatória para a emissão de notas fiscais, participação em licitações e cumprimento de diversas obrigações regulamentares exigidas pelos órgãos públicos.
A Razão Social cumpre um papel estratégico e essencial na administração de riscos e organização financeira de uma empresa.
Razão Social VS Nome Fantasia
É algo comum confundir a razão social com o nome fantasia; porém, mesmo parecendo similares, os dois tem funções distintas para a documentação da empresa.
O Nome Fantasia é o nome comercial da empresa, utilizado no dia a dia em sua divulgação, interação pública e Marketing. Ele é o nome pelo qual sua empresa será conhecida pelo público. Já a Razão Social é utilizada em qualquer procedimento legal, registros fiscais e contratos formais.
A grande diferença é que o Nome Fantasia é voltado para o relacionamento com o cliente, enquanto a Razão Social é usada em contratos, registros fiscais e outros processos oficiais.
Regras para criação de Razão Social
A estrutura da Razão Social não é totalmente livre, precisando seguir regras que combinam um nome específico com a natureza jurídica da empresa (tipo da empresa, como LTDA, S/A, EI, etc). Isso a categoriza em um padrão, facilitando a identificação da estrutura e tamanho da mesma.
Sociedade Limitada (LTDA)
A maioria das empresas do Brasil se enquadram aqui; A Razão Social precisa contar o termo “Limitada” ou “LTDA” em seu final.
Empresário Individual (EI)
No caso de Empresários Individuais, a Razão Social deve obrigatoriamente ser o nome civil completo do empresário, podendo ser abreviado, acrescido de um nome que identifique a atividade.
O Registro da Razão Social garante que sua empresa esteja em conformidade com a legislação, pronta para atuar com segurança e confiança no mercado.
Para suas necessidades financeiras, confie na HP Contabilidade - com serviços contábeis para centenas de empresas e diversos ramos de atividades, conte com profissionais treinados e qualificados para atender suas necessidades e responder suas dúvidas.
VOLTAR