
Planejamento financeiro para Startups: entenda os básicos da contabilidade empresarial
A contabilidade é um aspecto vitalmente importante de gerenciar uma empresa de sucesso. Não é só sobre gravar suas transações e preparar relatórios, mas tomar decisões bem informadas, de acordo com as leis e regulamentos, e gerenciar o fluxo financeiro.
Os básicos da contabilidade
A gestão de dados encapsula como uma empresa ou empreendedor gerencia, organiza, armazena e protege seus dados financeiros. Esses dados são a base para decisões claras e racionais, legalidade e planejamento futuro sobre suas finanças e gastos.
A gestão eficaz garante que esse histórico financeiro seja fiel a realidade, seguro de vazamentos e acessível quando necessário.
Ferramentas contábeis permitem que você armazene informações sobre transações e gastos rapidamente, incluindo pequenas transações de inventário, até gerenciar investimentos ao longo prazo.
Existem dois métodos principais para a contabilidade:
Regime de Caixa
No regime de caixa, o lucro é documentado somente quando o valor é realmente recebido. A empresa reconhece o recebimento no momento que o valor é coletado, independente de quando o produto ou serviço foi entregue ou finalizado.
Esse método é uma maneira mais simples de rastrear o dinheiro entrando e saindo da empresa, e providencia zero discrepâncias entre o valor do lucro e dinheiro recebido.
Regime de Competência
Já no regime de competência os gastos e vendas são documentados quando acontecem, ao invés de quando você recebeu o dinheiro pendente. Esse método segue o princípio que eventos financeiros devem ser reconhecidos no período em que ocorrem, mesmo se o valor continuará pendente por certo período após.
Nesse sistema, o lucro é gravado quando o processo de garantir o valor é encerrado, e o próximo passo fica nas mãos do cliente (executar o pagamento dentro do prazo estipulado). Isso é especialmente importante para empresas que lidam com contratos a longo prazo, pois garante que o lucro corresponderá ao período em que foi ganho.
O maior diferencial entre os regimes de caixa e competência fica no prazo em que o lucro e as despesas são reconhecidos. O regime de caixa providencia um reconhecimento imediato, enquanto a competência foca em lucro e despesas antecipadamente.
O método utilizado dependerá em diversos fatores, como o tipo de produtos ou serviços que sua empresa fornece, a demanda atual e o profissional que está cuidando de suas finanças.
Para suas necessidades financeiras, confie na HP Contabilidade - com serviços contábeis para centenas de empresas e diversos ramos de atividades, conte com profissionais treinados e qualificados para atender suas necessidades e responder suas dúvidas.
VOLTAR