
Escrituração contábil vs rotina administrativa: qual a diferença? Entenda suas importâncias
Quem tem uma empresa sabe que a rotina administrativa, financeira e tributária é fundamental para seu funcionamento estável e consistente.
Existem muitas diferenças entre as rotinas administrativas e contábeis de uma empresa. Enquanto a administração registra e controla sua rotina diária, a escrituração utiliza essas informações para gerar um documento apontando os resultados do período, eventuais falhas e similares.
O que é a escrituração contábil?
A escrituração contábil é um processo de controle patrimonial obrigatório para empresas, no qual deve ser feito um registro cronológico de todos os movimentos contábeis ocorridos em uma empresa ou negócio. Seu objetivo é fornecer informações sobre o controle de patrimônio empresarial e atender determinações legais.
Esse controle funciona como um diário da empresa, contribuindo para que a organização e controle financeiro sejam feitos de forma precisa e fluida, acompanhando o ritmo das operações.
Juntamente, o controle trazido pela escrituração contábil permite que os gestores tomem decisões mais confiantes e assertivas, visto que tem acesso a todo o histórico contábil de seu negócio ou empresa.
Esse documento de controle patrimonial também deve ser enviado à receita federal anualmente, sendo uma parte crucial das obrigações de qualquer negócio brasileiro.
Conforme estabelecido na Lei 10.406/2002:
“Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”
A importância da rotina administrativa
A rotina administrativa de qualquer empresa é responsável por registrar e controlar a rotina diária, como controle de pagamentos, de entradas e saídas de mercadorias, emissão de notas, cobranças, gestão de pessoas, controle de folhas de pagamento, entre outras responsabilidades.
São consideradas tarefas administrativas todas as atividades executadas pelos funcionários e colaboradores da empresa.
A rotina administrativa é fundamental para a eficiência e sucesso de qualquer organização, pois garante a organização, o controle e a padronização das atividades diárias, otimizando o uso de recursos, minimizando erros e promovendo um ambiente de trabalho mais organizado.
Uma boa rotina administrativa permite que a empresa funcione de forma mais suave e eficaz, evitando problemas como atrasos, erros de comunicação e perda de informações.
Para suas necessidades financeiras, confie na HP Contabilidade - com serviços contábeis para centenas de empresas e diversos ramos de atividades, conte com profissionais treinados e qualificados para atender suas necessidades e responder suas dúvidas.
VOLTAR